quinta-feira, 13 de março de 2008

“JOGO DA CEBOLA”



“ÀLUBÓSA”

Com certeza, é um dos métodos mais antigo de adivinhação, era comum se ver “Negros” velhos realizarem o “Jogo da Cebola”( Àlubósa) que significa jogar com cebola para coisas do presente e prever o futuro.
Era também empregado nos sacrifícios de animais votivos, corta-se uma cebola ( àlubósa), para se saber se o sacrifício foi aceito pelo Òrìsà, bem como, para situações rápidas, se utilizando os oráculos.
Eu ouvia os “Negros”velhos dizerem que seus ante-passados na África usavam uma semente sagrada de uma fruta, para também realizarem o jogo como nem o da cebola, hoje, eu sei que essa semente é o “Obi”, como também diziam que havia outra semente que dava muita sorte para quem usasse, que é o “Orógbó”, mais conhecido em nosso meio hoje por “Orobó”.
Como é o “Ritual”: Pega-se uma cebola de bom tamanho, sem defeito e nova.
No chão, de preferência dentro do “Peji”, sobre uma toalha ou pano branco e, ao centro um prato branco e ao seu lado uma vela branca acesa, o “Feitor (a) invoca um dos grandes mensageiros “Ode”.
Com uma faca nova e já, brevemente, preparada somente no “omíeró”.
Existem dois métodos de se obter as respostas:
Primeiro: Devemos partir ao meio a cebola (com a raiz, para baixo) e atira-se sobre o prato no meio do pano, devemos calcular a altura de nossa mão com a cebola que se tenha mais ou menos uns 10 à 15 cm do prato e largue a cebola sobre o prato.
Uma de três respostas dá a cebola ( àlubósa) : “SIM” ; “NÃO” ; “TALVEZ”

Conforme as duas metades caem.
Não havendo necessidade que o “Feitor (a) diga em voz alta o que pretende saber, isso causa um suspense, “Ele (a)” mentaliza a pergunta e faz para obter a resposta e depois traduz .
A tradução na queda da cebola é o seguinte:
“SIM” = Quando caem as duas partes “abertas”para cima.
“NÃO” = Quando caem as duas partes “abertas”para baixo.
“TALVEZ” = Quando caem 1 parte “aberta”para cima e a outra (“fechada”) para baixo.
O direito de jogar desta maneira é uma só jogada .
Em caso de dúvida, repete-se o jogo, mas com outra cebola, não pode utilizar a mesma cebola da jogada anterior.
Como todo os “Rituais” nos Cultos Afro- Brasileira, exige-se bastante concentração, silêncio, respeito e limpeza corporal dos assistentes.
Como advertência: Mulheres menstruadas não podem estar presentes ou participarem, nem pessoas alcoolizadas e nem usando armas, nem objetos cortantes, etc...

Nenhum comentário: